Se Ligue

CACAU EM PÓ NATURAL X CACAU EM PÓ ALCALINO

Benefício(s): Propriedades antioxidantes e antidepressivas contribui no controle da pressão arterial e do colesterol, além de ser fonte de vitaminas e minerais. 
Sem adição de açúcar, gordura ou leite (lactose). 
Observação: Os dois tipos possuem as propriedades e benefícios do cacau, porém, é importante conhecer a diferença entre os tipos (Natural e Alcalino) para utiliza-los da melhor forma. 

 

Cacau em Pó Natural: É o tipo que não passou por nenhuma manipulação, logo, ele é um ingrediente ácido. Por esse motivo, ele tem um sabor bem amargo e também necessita de uma base para reagir, ou seja, de um elemento alcalino. Dessa forma, ao utilizar o cacau em pó nas receitas, é preciso utilizar também um ingrediente base, como bicarbonato de sódio.
Para não se confundir, tenha em mente que o dióxido de carbono (as bolhas de ar que fazem o bolo crescer) é obtido por meio de um ingrediente ácido + um ingrediente base. Nesse caso, cacau em pó natural + bicarbonato de sódio.

 


Cacau em Pó Alcalino: Possui cor mais escura, e o sabor (amargo) mais suave. Isso porque, diferente do cacau natural, o alcalino passa por um processo químico que retira sua acidez. Portanto, para haver uma reação química, é necessário acrescentar à receita um ingrediente ácido, ou seja, o processo é o inverso do exigido com o cacau natural. Sendo assim, para obter uma reação química com o cacau alcalino, é preciso utilizar um elemento ácido, no caso, fermento em pó.

 


Observação: É possível ter um bom resultado em bolos optando por qualquer um dos tipos, desde que seja observada a mistura de um ingrediente ácido e um base. Se a receita pede fermento em pó, escolha o cacau alcalino. Se a receita pede bicarbonato de sódio, use o cacau natural.Outro ponto é o sabor. Ao escolher o tipo de cacau, lembre-se de que o natural tem sabor mais ácido e forte, enquanto o alcalino é mais suave. Então, leve em consideração a sobremesa que será preparada e também o seu público.