Dicas Nutricionais

Fala Nutri: Obesidade

A obesidade vem aumentando no mundo todo, em ambos os sexos e em todas as faixas etárias, o que é muito preocupante. Além de aumentar a mortalidade, a obesidade pode acarretar inúmeras outras doenças, como: diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, problemas articulares, alguns tipos de câncer, apneia do sono, etc.

A vida moderna trouxe grande mudança ao estilo de vida dos indivíduos, com maior comodidade e mais facilidades. Apesar do número de academias de ginástica, ciclovias, parques, etc. terem aumentado, poucas são as pessoas que fazem tais exercícios regularmente (atividade física programada). Une-se a isso a facilidade de alimentos cada vez mais palatáveis, mais processados, com alto teor de gordura e açúcares, mais próximos e mais baratos.

Quem estuda obesidade sabe que o problema não se restringe apenas à "falta de movimento" ou ao "excesso de comida ruim". Lidar com esses pacientes dessa forma é algo fadado ao insucesso. A obesidade é uma doença crônica, de caráter bio-psíquico- ambiental. O paciente obeso sofre, muitas vezes, com desordens emocionais e alimentares que não podem ser deixadas de lado.

Por isso, o tratamento mais eficaz para obesidade consiste na abordagem interdisciplinar - com endocrinologista, nutricionista e psicólogo, dentre outros - o que já demonstrou possibilitar maior adesão e perda de peso mais sustentada.