Dicas Nutricionais

Você sabe a diferença entre light e diet?

 

Produtos DIET são aqueles em que há eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original, ou seja, cuja composição atende às necessidades físicas, metabólicas, fisiológicas e /ou de doenças específicas. Nesses casos estão incluídas as dietas com restrição de açúcar, sal, colesterol, gorduras, proteínas, glúten, entre outras.

São indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como por exemplo, pessoas diabéticas que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal. Mas atenção, por ser DIET não quer dizer que serão menos calóricos, depende do produto.

Produtos diet que excluem sacarose podem ter compensações de gorduras para conservar sua consistência e sabor, como os chocolates, que aumentam muito sua quantidade calórica quando comparados aos não-diet. Outros podem excluir sacarose (açúcar refinado), mas substituí-la por frutose, também capaz de aumentar as calorias da alimentação diária do diabético. 

Já os produtos LIGHT há redução mínima de 25% na quantidade total de um ou mais ingredientes quando comparado a sua versão original, o que não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual nutriente teve sua quantidade diminuída, por exemplo, açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparados com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes. O alimento light é recomendado para pessoas que querem perder peso.

(texto escrito pela Nutricionista Bianca Dena Alvarez)