Dicas Nutricionais

Batalha dos Alimentos: Óleo de coco x Azeite de oliva x Manteiga Ghee

Hora de mais uma Batalha dos Alimentos - e os rivais de hoje são: Óleo de coco x Azeite de oliva x Manteiga Ghee.

Sugerida por vocês, essa batalha não tem vencedor!

Confira as propriedades desses 3 alimentos poderosos e saiba quando utilizá-los da maneira correta.

 

Manteiga Ghee

A Ghee é feita a partir de uma fonte natural (manteiga), que quando passa por um processo de aquecimento e cocção, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite, como a lactose, são removidos, tornando-se um óleo puro, dourado e brilhante que não fica rançoso. A Ghee não contém sal, lactose, não produz fumaça em altas temperaturas e não necessita de refrigeração. Pode ser utilizada para frituras, sem saturar, ou passada no pão, biscoitos e em receitas.

Óleo de Coco

Feito a partir da polpa do coco, é naturalmente rico em antioxidantes, sendo de destaque a vitamina E. Fonte de TCM, quando entram em nosso corpo, logo vira energia e não precisa de enzimas para digestão, por isso é considerado termogênico e auxiliador das dietas de emagrecimento. Fortalece o sistema imunológico, pois contém ácido láurico que atua combatendo vermes, bactérias e fungos. Contribui para a saciedade.  Além disso, pode ser utilizado em altas temperaturas, sem perder suas propriedades.

Azeite de Oliva

O azeite de oliva é conhecido por aumentar a longevidade e reduzir o risco de doenças cardíacas. Isto porque, possui ácidos graxos poliinsaturados capazes de reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Prefira o azeite extra-virgem com baixa acidez, pois possui a acidez menor, mais saudável, e mantem o frescor das azeitonas. Rico em antioxidantes que atuam protegendo nossas células de doenças e antienvelhecimento. Cuidado ao utilizá-lo em altas temperaturas, pois pode saturar e causar radicais livres danosos as células. Prefira utilizá-lo em pratos frios, refogados e cozidos.

 

Palmas para eles!!