Dicas Nutricionais

Legumes e verduras pouco usadas na dieta

Que tal oferecer um diferencial na sua dieta com alimentos como rabanete e jiló? Pois é, ninguém dá nada por essas frutas e legumes, mas na verdade elas possuem muitas vitaminas, minerais e proteínas, essenciais para equilibrar sua dieta e fazer bem ao organismo.

Quais são eles, e quais os seus benefícios?

Lentilha - não precisa comer só no réveillon; você pode aproveitar em qualquer época do ano. A lentilha é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. 

Alho poró – hortaliça aromática da família da cebola, cebolinha e alho, protege contra resfriados e dores de garganta. Caldos e sopas de alho poró auxiliam o controle de diarréias, cólicas e gases. É rica em potássio, magnésio, ferro e cálcio, assim como em vitaminas B e C. Nutritivo, de baixa caloria e de fácil digestão.

Rabanete - ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico. O motivo é a presença de vitaminas e minerais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo, em grande quantidade.

Jiló – Fonte de vitaminas B3, C, D, cálcio, fósforo e ferro, o jiló tem propriedades hepáticas e digestivas, além de ser importante para pele.

Acelga - Ótima crua ou refogada, a acelga protege o fígado, auxilia no controle da diabetes porque apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, onde há a produção de insulina. É fonte de vitamina A e C. Aproveite tanto os talos quantos as folhas dessa hortaliça e boa saúde!