Dicas Nutricionais

Benefícios do coco

Hora de falar do Coco. Um alimento cheio de benefícios!

Se você só toma água de coco para refrescar, está aproveitando apenas um dos benefícios do coco, um dos alimentos mais saudáveis que existem na natureza! É que os ácidos graxos encontrados no coco vão direto para o fígado a partir do trato digestivo e lá são usados como fonte de energia rápida, ou transformado em compostos chamados corpos cetônicos, que podem ter um efeito terapêutico em distúrbios cerebrais, como a epilepsia ou o Alzheimer. Além disto, o coco tem sido estudado com vários outros benefícios para a saúde.

Mas então você deve estar se perguntando: “Com tantos benefícios, como posso usar o coco na minha alimentação?” Olha só como você pode fazer isso:

Polpa do coco branco - os pigmentos responsáveis pela cor branca da polpa tem muitos flavonoides, que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores no intestino, reduzem o risco de câncer, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória.

Água de Coco - mas é claro que ela não poderia faltar! A água de coco é super refrescante, e ainda tem muito potássio, cálcio e magnésio. Boa para o coração e outros músculos, evita cãibras; e por causa da presença de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos, combate várias doenças como doenças cardíacas, aterosclerose e alguns tipos de câncer.

Óleo de Coco - o óleo de coco fortalece o sistema imunológico, emagrece, melhora o funcionamento da tireoide, e reduz o nível da fadiga. Sem contar com a parte estética: massagear a pele com óleo de coco ou passar nos cabelos tem efeito hidratante.

Açúcar de Coco - e esse, você já ouviu falar? O açúcar de coco é extraído do fluido das flores da palma de coco. Ele tem baixo índice glicêmico, menor do que o do mel e muito menor do que o açúcar branco. É cheio de vitaminas e ótimo substituto para o açúcar refinado comum. Ele é conhecido por ser o adoçante mais saudável e sustentável do mundo.

Leite de Coco - o leite de coco contém muitas vitaminas, minerais e eletrólitos, incluindo potássio, cálcio e cloreto. Metade dos ácidos graxos de cadeia média do leite de coco é composto de ácido láurico, que é antiviral, antibacteriano, antimicrobiano e antifúngico. E pra quem tem intolerância à lactose ou é alérgico a leite animal, é uma alternativa saudável, porque não tem soja, glúten nem proteína animal.


Fonte: Beleza e Saúde (adaptado)