Dicas Nutricionais

Dietas da moda

 

As dietas radicais são um gasto de tempo totalmente inútil. Não há ganho algum, a não ser mais peso! Em média 95 a 99% das pessoas que seguem essas dietas costumam reaver seu peso com juros no período de um ano.

Dietas que excluem certas classes de alimentos e realçam outros são tão ruins quanto as dietas radicais. O grande problema é que elas não possuem equilíbrio de macro e micronutrientes e podem omitir algum nutriente essencial para saúde. Foi realizada uma análise de onze dietas da moda, e foi revelada deficiência de vários nutrientes essenciais para o organismo, dentre eles; vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e zinco. Uma dessas dietas consistia em 70% de suas calorias provenientes da gordura. Valores tão altos podem evoluir em diversas doenças cardíacas.

As mudanças alimentares mais comuns entre praticantes de treinamento de força são as dietas a base de proteínas, tendo o carboidrato quase que excluído totalmente. E não é de se espantar por ser a mais popular! No inicio o resultado é bem perceptível. Ao subir na balança, constata-se uma grande perda de peso e a sensação é maravilhosa, até a interrupção da dieta. O peso volta tão rapidamente quanto desapareceu. Isso ocorre por ser uma dieta que desidrata (ocorre perda de água), no intuito de excretar do organismo o excesso de nitrogênio proveniente do excesso de proteína. Além da perda de peso ser proveniente da excreção de água, boa parte da musculatura é perdida por um aumento do processo bioquímico conhecido como gliconeogênese, onde a musculatura passa a ser degradada para obtenção de energia.

Não caiam nas promessas de dietas milagrosas, um programa de treinamento voltado para perda de gordura corporal, conciliado com um esquema alimentar individualizado, é a chave obtenção do corpo ideal.

 

Nutricionista Dr. Rafael Félix

Nutrição Esportiva Ortomolecular 

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