Dicas Nutricionais

Farinha Branca x Farinha de Chia x Farinha de Coco x Farinha de Milho

Aqui não vai ter Guerra de Espadas, não... Vai ser a Batalha das Farinhas...

Qual a melhor Farinha para o preparo de bolos juninos?

Chegando o São João e uhhhh....suas deliciosas comidas típicas! Período de festas, bastante comida, e, claro, muito bolo! Bolos de laranja, aipim, tapioca, carimã, milho, entre outros, que são típicos desta festa. E agora? Como fazer um São João típico e Saudável?

Você sabia que as farinhas feitas à base de cereais, sementes ou até mesmo frutas, são boas alternativas para inovar na cozinha neste São João e ainda turbinar sua alimentação.

A primeira coisa é entender porque deixar de lado a farinha branca (como a farinha de trigo) nas nossas preparações! Essas farinhas passam por um processo de refinamento que eliminam a maioria dos nutrientes, como as vitaminas, minerais, proteínas e fibras, fazendo perder as suas principais características nutricionais.  Sendo assim, as farinhas integrais são sempre mais indicadas por serem fonte de fibras, e uma excelente opção para melhorar o trânsito intestinal e ajudar no controle das gorduras, como o colesterol.

A farinha de arroz é uma farinha branca, mas por não conter glúten, é uma boa opção para os celíacos ou intolerantes ao glúten. Mas fica a dica de misturá-la com outras farinhas com ricas em fibras. Olha só!

A farinha de chia também é uma excelente opção de substituição para o preparo de bolos. Além de conter fibras e proteínas, possui um alto poder antioxidante e é fonte de ômega 3. A farinha desta semente é um excelente ingrediente saudável e funcional! Show!

A farinha de coco, preparada a partir da polpa da fruta, é também outra opção para os celíacos, por não conter glúten. Além do coco ser utilizado para a produção de açúcar e óleo, sua farinha também é uma ótima opção para preparo de bolos por ser rico em fibras, auxiliar na digestão e reduzir os riscos de diabetes.   Pode substituir até 50% do farináceo da sua receita.

Farinha de milho: Tradicional no São João, você sabia que o milho é um dos cereais mais consumidos no mundo? Considerado um alimento energético, principalmente, pela grande quantidade de amido presente em sua composição, o milho também é rico em fibras, vitaminas do complexo B. vitamina A e E, e minerais (especialmente o fósforo e o potássio).  Prefira as opções orgânicas, garantindo os benefícios para a sua saúde.

Utilize essas dicas e faça bolos deliciosos e saudáveis. Bom São João!

Gostou da Batalha? Agora coloca em prática, tá?

(Texto elaborado pela equipe de nutrição das lojas Nutrimaster)