Dicas Nutricionais

Batalha dos Alimentos - Uvas passas x damasco x cranberry

Já que o assunto é Natal, a Batalha dos Alimentos não poderia ficar de fora deste tema!
As frutas secas são bastante disputadas nesse período do ano, essa tradição é herança dos costumes europeus, e dão cara ao panetone, tortas e petiscos do cardápio natalino. Mas não se enganem essas frutinhas podem pesar quando o assunto é caloria, já que durante a desidratação, reduz o peso, o volume e as vitaminas da fruta, acumulam açúcares e minerais, como o potássio, o que já deve servir de alerta para diabéticos e dialíticos. Em contrapartida, são ricas em fibras o que são benéficas para o intestino.
Então vamos lá?! Uva passas, cramberry ou damasco?? Quem vai seduzir seu paladar neste natal?!
* Para começar vamos falar das UVAS PASSAS. Essas pequenas, não saem de moda o ano inteiro, bastante nutritivas, macias, ricas em sabor e açúcares. Possui baixo sódio e em sua composição aparecem substâncias como catequinas, polifenóis, carotenos e resveratrol, importantes antioxidantes, antiinflamatória, que vão contribui principalmente para a saúde do coração e intestino. Para quem faz exercícios um punhado seria o suficiente para garantir energia prolongada, anota aí, cada colher de sopa possui 27 calorias, quem aí faz arroz, ou farofa com passas?!
* O damasco, com sabor doce, suave, chama atenção pelo seu amarelo alaranjado, graças ao betacaroteno, pigmento antioxidante que protege a visão e pele, contém também algumas vitaminas como vitaminas A, B1, B2 e C e minerais como o ferro, potássio e magnésio, é rico em fibras, mas tome cuidado com a QUANTIDADE, cerca de 03 unidades possuem em torno de 130 calorias. Combina com saladas, aperitivos, massas até com o peru, que tal experimentar?!
* Mais timidamente no Natal, tem aparecido uma frutinha bem popular no mundo fitness, o cranberry, originário da América do Norte, é uma das mais doces do grupo das berrys, dotado de propriedade nutricionais como flavonóides e ácidos fenólicos, dá uma força pro coração, combate as infecções urinárias, auxilia na perda de peso e reforça o sistema imunológico. Cada colher de sopa, tem aproximadamente 52 calorias, que se encaixam perfeitamente em saladas e principalmente receitas doces, como bolos, cookies e vem garantindo seu espaço entre os brasileiros.
Agora é só escolher qual delas vai estar no seu cardápio natalino e aproveitar as festas com bastante sabor e nutrientes!


Elaborado pela Equipe de Nutrição Nutrimaster (Eliane Aguiar CRN5:0831, Jessica França CRN5:4413, Bianca Canário e Felipe Carpintero)