Dicas Nutricionais

Especiarias a favor da saúde

Especiarias a favor da saúde

O Natal é hora de encher a casa, reunir a família e amigos, celebrar o amor, entrar no clima e curtir o espírito natalino ao redor de uma mesa linda, com muitas comidinhas saborosas e saudáveis, certo??
E por isso, hora de preparar as delícias de Natal e já sabem quais ervas darão o toque especial?! São tantas combinações que as vezes é difícil escolher!
Na hora de dar sabor aos alimentos, as ervas e especiarias são a chave para transformar os novos sabores, e de quebra, incrementar uma vida saudável, então aproveite, se ligue nas dicas e inclua não só nos festejos, mas no seu dia a dia!
* O alecrim por exemplo, é uma erva do mediterrâneo, com efeitos antibióticos naturais, alivia as dores e estimula a circulação e pode ser utilizado com alimentos assados, marinados e frutos do mar. No quesito nutriente, a apigenina, pode combater células cancerígenas e combater tumores, então inclua mais tomilho, erva cidreira, salsa, camomila e pimenta.
* A pimenta, tipicamente brasileira é fonte de capsaicina, que garante o sabor ardido e funções antioxidantes, anticarcinogênicas, controla a pressão arterial e acelera o metabolismo, podendo ajudar a eliminar gorduras, auxiliar na digestão, além de vitaminas C e do complexo B. A preta realça o sabor dos pratos, a rosa tem um fundo adocicado e cai bem com doces, a caiena combina com temperos para pratos quentes, peixes e saladas.
* Já o Curry, bem conhecido, da culinária indiana, contém além da cúrcuma, cominho e coentro, também pode conter pimenta, gengibre, cardamomo e louro, é um mix com propriedades funcionais, defendem o organismo por conta de uma substância derivada da cúrcuma, a curcumina, que reduz os radicais livres e age contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e o Parkinson, além de ser antibiótico natural, protetor cardiovascular e anticancerígeno, utilize com frango, carnes vermelhas, peixes e até em vegetais.
Escolha o seu! Tempere sua vida com muita saúde e sabor!!