Dicas Nutricionais

Batalha dos Alimentos – Arroz x Quinoa X Couscous Marroquino

Quem nunca ficou contando os segundos para almoçar ou jantar?! Você é daqueles que não abre mão do tradicional feijão com arroz?! Ou daqueles que buscam uma alternativa para substituir o arroz?! Então fique ligado porque a Batalha Dos Alimentos já vai começar! Arroz, Quinoa ou o mais chegado Couscous Marroquino?! Qual o seu acompanhamento favorito?!

O tradicional Arroz Branco já não é mais tão querido, a ausência de nutrientes e fibras, o fez perder o posto para a versão Integral, o diferencial é simples, a casca! Essa película fininha é responsável pelo controle da glicemia, aumento de saciedade e redução do acúmulo de gorduras. Para quem quer um sabor diferencial, vale a pena incluir no cardápio o Arroz Negro, mais proteico, com maior teor de fibras, complexo B e minerais como o cálcio, essa opção tem cada dia conquistado mais adeptos.

A quinoa não é mais tão novidade, na verdade, os povos Incas já desfrutavam os benefícios desse grão milenar e há algum tempo ele vem criando seu espaço no Brasil.  Pode ser encontrada nas versões brancas e vermelhas, é um carboidrato de baixo índice glicêmico, podendo ser incluída na alimentação de quem quer dar tchau às gordurinhas. Seu destaque proteico fica pelas altas concentrações de aminoácidos essenciais como a leucina, que é ponto fonte para quem busca ganho de massa muscular, além de ser rica em cálcio, zinco e ferro que podem dar uma forcinha no combate a anemia.

Assim como o arroz está para os brasileiros, o Couscous está para os árabes, sendo considerado como o prato nacional. Feito a base da sêmola de trigo, pode ser servido acompanhado de carnes, legumes e até mesmo açúcar mascavo. No quesito calorias, esse grão dispara, 100 gramas de couscous tem em média 170 calorias. Devemos considerar também a sua vantajosa quantidade de proteínas e fibras, reduzindo os níveis de grelina, hormônio que se liga a fome, ajuda. Quanto aos micronutrientes, selênio e potássio encontram-se em abundância no grão.

Só pra lembrar, todas as versões são isentas de glúten, liberado para os celíacos. E como o segredo do sucesso é o equilibrio, devem ser consumidas moderadamente, varie, experimente!