Dicas Nutricionais

Batalha dos alimentos -Macarrão sem glúten: Mandioca X Milho X Grão de bico X Arroz

Ótima fonte de carboidrato complexo, o macarrão é hoje um dos alimentos mais utilizados pela população brasileira. Tradicionalmente são feitos com farinha de trigo integral, apresentam um baixo índice glicêmico além de fornecerem quantidades significativas de fibra alimentar, ajudando a retardar a digestão e aumentar a saciedade.

Mas será que hoje em dia só existem as massas feitas com trigo? Não!!!! Acompanhe a batalha de hoje e conheça as massas com novos ingredientes.

Feito com ARROZ, também conhecido como macarrão tipo bifum, esse macarrão é uma ótima proposta de massa por apresentar na sua composição carboidratos complexos, além de ser uma ótima fonte de proteína vegetal. Além disso, pela formulação dessa massa, o produto final fica super saboroso com uma textura bem leve.

O macarrão de MILHO é outra opção de massa presente nas prateleiras. Com ótima composição nutricional com altas quantidades de fibras, proteínas e fósforo além de apresentar baixíssimo valor de gordura total. Experimente.

Por último nessa batalha temos o macarrão de MANDIOCA. Dentre os três apresentados é a massa que apresenta um menor valor de carboidratos por porção e de valor calórico conseqüentemente. Com baixo valor de gordura na composição esse tipo de massa apresenta uma ótima textura.

De forma geral, todos os quatro tipos de massas citados são interessantes para composição de planos alimentares, fornecendo energia e nutrientes funcionais para a saúde. Porém, para os indivíduos celíacos, que apresentam algum tipo de restrição ao glúten, tipos de massa elaborados com outros cereais/tubérculos podem ser sim indicados e utilizados sem nenhum receio. Experimente, compare e aprove.

 

Elaborado pela Equipe de Nutrição Nutrimaster (Eliane Aguiar CRN5:0831, Jessica França CRN5:4413, Bianca Canário e Felipe Carpintero)