Corpo Saudável

Batalha dos Alimentos - Queijos: Ovelha x Vaca x Búfala

Você tem dúvidas na hora de escolher o tipo de queijo? É intolerante à lactose ou possui alergia ao leite de vaca? Procura um queijo com mais nutrientes? Preparem os fatiadores e vamos à batalha.

O queijo é um produto feito a partir da fermentação do leite. Ou seja, para estabelecer comparações entre esses três tipos de queijo, devemos recorrer a composição nutricional do leite de cada animal. Quais contem mais proteína, gordura, lactose, vitaminas e mineiras, colesterol, etc.

O leite de vaca, o mais consumido pela população, é uma ótima fonte de nutrientes, altos valores de minerais, principalmente o cálcio e com quantidades médias de 4% de lactose.

Uma das opções mais utilizadas como substituto ao queijo de vaca é o de búfala. Esse queijo, quando comparado com o de vaca, apresenta na composição uma quantidade superior de proteína, sendo essas também de alto valor biológico, teor mais elevado de cálcio e vitamina A. Quanto às gorduras, no queijo de búfala podemos ver quantidades semelhantes e até superiores ao de vaca, porém, a maior parte dos ácidos graxos é de cadeia curta, permitindo que seja digerido com mais facilidade e rapidez, o que torna esse tipo de queijo mais leve.

Outra opção ao queijo de vaca é o de ovelha. Extremamente nutritivo, nesse tipo de queijo conseguimos encontrar um teor protéico e de minerais, com um destaque maior para o cálcio e o magnésio em comparação ao queijo de vaca. A quantidade de gordura tende a ser alta, assim como o queijo de búfala, porém também com ácidos graxos de cadeia curta e média em sua maior parte facilitando a digestão.

Um ponto a ser destacado para esses tipos de queijo é quanto a lactose. Assim como o queijo de vaca, as opções de ovelha e de búfala também possuem lactose, inclusive em quantidades semelhantes ou levemente reduzidas a depender do tipo de queijo (quanto maior o teor de gordura de um queijo, menor o de lactose). Por isso, atente-se: não é só por que não é queijo de vaca que não contém a lactose. Um ponto positivo para os indivíduos que apresentam alergia a proteína do leite de vaca é que essas outras duas opções podem sim ser utilizadas.

Bom apetite!

Elaborado pela Equipe de Nutrição Nutrimaster (Eliane Aguiar CRN5:0831, Jessica França CRN5:4413, Bianca Canário e Felipe Carpintero)