Dicas Nutricionais

Cúrcuma

O açafrão-da- terra (Curcuma longa), também conhecido como cúrcuma, açafrão-da- índia, gengibre amarelo, raíz-de- sol e açafrão, é originário do sudeste da Ásia e pertencente à família Zingiberaceae. Seu rizoma, após seco e moído até virar um pó, é largamente utilizado para dar uma cor amarelada ao alimento, ou como condimento em preparações culinárias. Além disso, o açafrão um dos temperos utilizados no Curry, uma mistura de especiariais muito utilizada na culinária indiana, no Paquistão, em Bangladesh e em outros países da Ásia.

A curcumina, o composto fenólico mais estudado, presente em grande quantidade no açafrão, é bastante utilizado na medicina chinesa e ayurveda no tratamento e na prevenção de várias doenças. Entre os benefícios à saúde atribuídos à curcumina, estão: auxiliar no processo de detoxificação hepática; melhora a microbiota intestinal; ação anti-inflamatória; ação antiparasitária; e anticancerígena. 

Devido ao seu alto teor antioxidante, este composto também tem sido associado à prevenção do câncer. Estudos mais recentes avaliam a ação da curcumina como coadjuvante no tratamento de alguns tipos de câncer. Pesquisas recentes demonstram sua ação em vários mecanismos evitando a progressão do tumor. Porém, mais estudos ainda são necessários para estabelecer a sua segurança.

Por se tratar de um composto que possui uma maior afinidade com a gordura, a curcumina é pouco absorvida pelo organismo. Porém, algumas técnicas contribuem para potencializar o seu efeito, como associá-la com a pimenta-do- reino e evitar adicionar em preparações antes te levar em altas temperaturas (ou seja, adicione a cúrcuma/açafrão ao finalizar o preparo).

RAHMANI, Arshad H. et al. Curcumin: a potential candidate in prevention of cancer via modulation of molecular pathways. BioMed research international, v. 2014, 2014.

GUPTA, Subash C. et al. Discovery of curcumin, a component of golden spice, and its miraculous biological activities. Clinical and Experimental Pharmacology and Physiology, v. 39, n. 3, p. 283-299, 2012.

Nut. Francis Moura

CRN5 3243

Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional.