Dicas Nutricionais

Diversão na mesa!

A orientação de comer frutas e verduras para crianças não é novidade, o problema é que muitas delas se enchem de açúcar todos os dias. Exagero??? Quem dera. É fácil a gente perceber que o lanchinho na escola é regado a refrigerante, bolacha recheada, sucos industrializados, frituras, entre tantas outras guloseimas.

É importante estimular o hábito alimentar saudável desde cedo, só que incrementar vegetais no dia do seu filho nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso ter muita paciência para incluir novos sabores, tentar uma, duas, dez vezes... até que você realmente perceba que ele realmente não gostou. Os vegetais, sejam frutas ou verduras, variam no sabor, textura, frescor, e isto faz com que a aceitação um dia possa ser melhor que de outro dia, por isto é importante experimentar várias vezes. E não diga “que a criança não gosta, prefira dizer, que a criança ainda não aprendeu a comer”. Isto manterá a criança com a mente aberta para aprender a comer novos alimentos. Do mesmo jeito que ela vai aprender a ler, a escrever..., ela vai aprender a comer!

Lá vai uma dica: o visual como você oferece os pratos conta muito, é preciso abusar da criatividade para tornar a refeição mais divertida e saborosa. Que tal fazer do sanduíche um barco, da salada um jardim, das frutas o personagem preferido, ou até mesmo fazer o almoço sorrir?! Leve seus filhos mais vezes para a cozinha, essa é a hora de criar experiências saborosas com alimentos saudáveis!

Elaborado pela Equipe de Nutrição Nutrimaster (Eliane Aguiar CRN5:0831, Jessica França CRN5:4413, Bianca Canário e Felipe Carpintero)